O que é ciência de dados?

Por exemplo, uma solução de pagamento online usa ciência de dados para coletar e analisar comentários de clientes sobre a empresa nas mídias sociais. A análise revela que os clientes esquecem as senhas durante os períodos de pico de compra e estão insatisfeitos com o sistema atual de recuperação de senhas. A empresa pode inovar uma solução melhor e ver um aumento significativo na satisfação do cliente. O aprendizado de máquina (machine learning) costuma ser incorporado à ciência de dados. O aprendizado de máquina é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que, essencialmente, automatiza a parte de processamento das informações da ciência de dados.

As informações são um ativo importante para qualquer empresa, mas apenas têm valor se forem trabalhadas de forma eficiente. A plataforma de ciência de dados da Oracle inclui uma ampla gama de serviços que fornecem uma experiência abrangente de ponta a ponta, projetada para acelerar a implementação do modelo e melhorar os resultados de ciência de dados. Muitas empresas perceberam que, sem uma plataforma integrada, o trabalho de ciência de dados era ineficiente, inseguro e difícil de dimensionar. Essas plataformas são hubs de software em torno dos quais todo o trabalho de ciência de dados ocorre.

CIÊNCIA DE DADOS

Por exemplo, identificar um grande volume de acesso em um conteúdo específico do seu site pode indicar que ele está performando bem, o que pode ser uma oportunidade de explorar mais assuntos similares a ele. Ao contrário do que se pensa, a Data Science vai muito além de uma análise estatística. Essa ciência funciona, na verdade, como um conjunto de atividades e operações que levam as empresas a tomarem decisões com maior segurança após o tratamento e a análise dos dados obtidos. Assim como pode aprimorar o controle de estoques, a ciência de dados é uma grande aliada nas decisões de logística. Por meio de análises eficientes, as empresas conseguem descobrir quais são as melhores rotas, ter maior precisão no tempo de entrega, evitando contratempos e utilizando os meios de transportes mais eficientes para cada situação. Além de contribuir com as estratégias externas, a ciência de dados ajuda na otimização de processos internos.

  • Como nós pensamos, sentimos e experienciamos o mundo é um mistério para todos que não sejam nós mesmos.
  • Assim como não adianta contratar uma equipe de Data Science se não souber qual será o objetivo da aplicação dos dados.
  • No Big Data, você não consegue utilizar as mesmas ferramentas e modelos estatísticos que usaria em um volume menor de dados.
  • Ou seja, é uma abordagem multidisciplinar utilizada pelas empresas para analisar os volumosos dados que surgem todos os dias.
  • É muito desafiadora para as empresas, especialmente as de grande porte, responder às mudanças nas condições em tempo real.

Segundo a Towards Data Science Inc, as vagas de Data Science ficam abertas cinco dias a mais que a média comum. Isso se deve ao fato de haver poucos profissionais qualificados, uma vez que essa área teve o seu boom com a revolução tecnológica vivenciada nos últimos anos. Data Science é uma das áreas mais promissoras do momento, e o mercado de trabalho anda extremamente https://diregional.com.br/diario-do-iguacu/cotidiano/2024-03-26-explorando-a-ciencia-de-dados-habilidades-essenciais-e-caminho-para-o-sucesso aquecido, tanto a nível nacional quanto internacional. Tantas áreas de aplicação fazem da Ciência de Dados um nicho com diversas possibilidades de carreira, que você confere a seguir. Aqui, habilidades analíticas, assim como a criatividade, são essenciais para que se consiga chegar a ideias e hipóteses que vão se relacionar aos problemas iniciais.

Ciência de dados: o que é, como funciona e qual importância

Listamos, então, as principais análises que podem ser realizadas a partir do Data Science. No TecMe você encontra uma série de conteúdo especiais, além de um curso exclusivo, sobre uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo. O que me lembram um pouco o cursinho de inglês que a gente faz quando é criança, você vai lá de segunda e quarta ou de terça e quinta, não é simplesmente vai quando você quer, no horário que for, e ponto final. Ter um ritmo faz você manter aquele trabalho a médio-longo prazo, então a gente vê uma correlação entre você ter ritmo com um objetivo a médio-longo prazo de concluir diversos estudos.

  • As tecnologias baseadas em software livre são amplamente utilizadas em conjuntos de ferramentas de ciência de dados.
  • Ela não só prevê o que provavelmente acontecerá, mas também sugere uma resposta ideal para esse resultado.
  • Com ela você consegue processar as informações brutas e transformá-las em oportunidades para o seu negócio.
  • Deste modo, é possível traçar estratégias de marketing bem estruturadas e mais assertivas.
  • Mas vale lembrar que essa vantagem competitiva está relacionada a várias áreas de uma empresa.

O Data Science pode contribuir com decisões para o Marketing, Vendas, RH ou qualquer outra área da companhia. Mas com esse advento cada vez mais forte seja da linguagem Python, Machine Learning, Redes Neurais etc, acabou sendo cunhado alguns termos que o mundo do mercado pegou. Então tem uma correlação, a gente sabe obviamente que essa correlação não faz sentido, mas existe. Então tem que tomar sempre muito cuidado com como a gente analisa os dados, porque a Ciência de dados: conhecendo a área e suas principais ferramentas gente pode cometer diversos tipos de erros que trazem conclusões que não fazem sentido. O site que tem um livro, eu acho que o livro é do mesmo nome e tem exemplos super legais de correlações super interessantes, por exemplo, os anos que a bolsa dos Estados Unidos subiu com relação aos anos que o Nicolas Cage lançou o filme. Tem um outro exemplo, que é de onde eu trabalho, uma Escola online, a Alura, e lá dentro a gente tem diversos cursos e diversas pessoas.